Fibromatose – Tumor Desmóide – Conheça e Entenda este Tumor

4 Dec

Fibromatose ou Tumor Desmóide é um tipo de tumor raro de células benignas do tecido conjuntivo, porém de comportamento muits vezes maligno.
Existem casos em pessoas de todas as idades, mas a grande maioria concentra-se em mulheres jovens. Por ser um tumor muito raro, o paciente muitas vezes fica sem diagnóstico por longos períodos, até mesmo porque o diagnóstico vem através da PAAF e exames de imagem que são difíceis de serem feitos.
As condutas diante do tumor variam, pois o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.
No geral tenta-se a cirurgia, porém para que não haja recorrência, é imprescindível que seja com margens amplamente livres, o que nem sempre é possível. Depois tenta-se tratamento com Tamoxifeno e Anti-inflamatórios tipo Celebra ou Sulindac, mesmo que o tumor não tenha receptores de estrogênio pode funcionar. Depois tenta-se quimioterapia, dependendo do caso pode ser intensa, parecida para Sarcoma de baixo grau ou mais suave, com pílular como Nexavar, Gleevec, Imahtinib Vinblastine e outras. Após as tentativas, dependendo do local do tumor, pode ser tentado radioterapia.

No site http://www.dtrf.org são disponibilizadas mais inofrmações e algumas opções de tratamentos.

Devido tratar-se de uma doença rara, é aconselhável encaminhar o paciente para médicos que já tenham tido experiência no tratamento deste tipode tumor, ou locais que realizam pesquisas como o AC Camargo, por exemplo, que está sempre se atualizando junto a profissionais de outros países sobre novos tratamentos.

One Response to “Fibromatose – Tumor Desmóide – Conheça e Entenda este Tumor”

  1. Alexandra December 13, 2012 at 12:37 pm #

    Oi gente, a quem possa interessar existe um fórum onde você se cadastra para trocar e-mails com outros pacientes. Segue o site: http://www.acor.org/#browse. Nesse site tem fóruns para muitos tipos de câncer. No fórum para desmóide, eu fiquei sabendo que o medicamento Nexavar, da Bayer, foi aprovado recentemente para o tratamento da doença nos EUA, o que já é um grande avanço, agora falta ser aprovado por aqui também, que seria o primeiro passo para conseguirmos o medicamento através do governo, pois o custo é bem elevado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: